Biblioteca

Acesse documentos, relatórios, mapas e estudos sobre o planejamento urbano de Salvador

Estudos Técnicos

(In)segurança alimentar e fatores associados em universitários da Bahia durante a pandemia da covid-19

A segurança alimentar (SA) vem sendo afetada pela pandemia, devido aos impactos socioeconômicos gerados, principalmente entre pessoas em situações de vulnerabilidade social, grupo que os universitários podem se enquadrar. Este estudo tem como objetivo estimar a prevalência e os fatores associados à insegurança alimentar (IA), de universitários de instituições públicas e privadas do estado da Bahia, durante a pandemia da covid-19. Trata-se de um estudo transversal, com dados coletados por meio de ambiente virtual, entre julho-agosto de 2020.

Publicado em 29 de janeiro de 2026
Estudos Técnicos

(In)segurança alimentar: uma análise por unidades administrativas da capital Salvador (BA)

Nas últimas décadas ocorreram avanços para o enfrentamento da insegurança alimentar no Brasil, todavia estudos demonstram o retrocesso e o agravo nas condições de vida da população. Desta forma, este estudo visa identificar a prevalência de (In)segurança alimentar domiciliar de acordo com as Prefeituras-Bairro da cidade de Salvador (BA).

Publicado em 29 de janeiro de 2026
Estudos TécnicosPDF1.42 MB

Fatores demográficos e socioambientais associados à insegurança alimentar domiciliar nos diferentes territórios da cidade de Salvador, Bahia, Brasil

O objetivo deste estudo foi apresentar a prevalência da insegurança alimen- tar domiciliar em diferentes territórios da cidade de Salvador, Bahia, Brasil, e analisar fatores demográficos e socioambientais a ela associados. Os dados utilizados são de uma pesquisa maior denominada Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador – QUALISalvador, realizada entre 2018 e 2020 em Salvador.

Publicado em 29 de janeiro de 2026
Estudos TécnicosPDF260.28 KB

A cor e o sexo da fome: análise da insegurança alimentar sob o olhar da interseccionalidade

Este trabalho objetiva analisar a (in)segurança alimentar domiciliar sob o olhar da interseccionalidade. Para isso, foram analisados 14.713 domicílios, utilizando-se um questionário estruturado e a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, além dos dados do estudo transversal Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador – QUALISalvador, realizado entre 2018 e 2020 em Salvador, Bahia, Brasil.

Publicado em 29 de janeiro de 2026
Estudos Técnicos

QualiSalvador - Qualidade do Ambiente Urbano na Cidade da Bahia

Publicação fruto do Projeto QUALISalvador – rede de pesquisadores da UFBA, UNEB e UEFS e tem como objetivo refletir sobre a Cidade da Bahia na escala intraurbana, no contexto de acirramento da crise urbano-ambiental. O estudo fundamenta-se no Índice de Qualidade Urbano-Ambiental de Salvador (IQUASalvador) e nos conceitos de qualidade urbano-ambiental, espoliação urbana, mais valia fundiária e gentrificação – perpassados pelas dimensões de classe, raça e gênero.

Publicado em 29 de janeiro de 2026